Um vendedor de abóboras e o criador do metaverso
Já parou pra pensar a diferença entre um vendedor de abóboras a um dos homens mais rico do mundo? E suas crenças, filosofias e estilo de vida? Será se há uma diferença na questão de felicidade?
Tiago Dutra
11/17/20252 min read


Desviar dos problemas nunca foi solução, a solução é escolher problemas que realmente importam e soluciona-los. Apesar da onda de posts motivacionais no Tik Tok, o estoicismo como uma filosofia para se aderir é algo realmente interessante, algo a se adotar.
Nos dias de hoje penso em quais pensadores, influenciadores ou pessoas importantes que seguem a filosofia estoica. Mas já é de se esperar que várias pessoas bem-sucedidas ou não seguem a filosofia estoica, o mistério está em que eles não se expõem, ou pelo menos assim esperado.
Pois, se você está relacionando dinheiro ou sucesso com estoicismo com certeza você está no caminho errado. Um grande bilionário pelo qual todo jovem conhece se chama Mark Zuckerberg, apesar de não saber a relação dele com a espiritualidade ou suas filosofias, hoje é uma pessoa sucedida ao extremo que consigo identificar como estoica. Roupas básicas, pouco se expõem a mídia ou as redes sociais, com o meta podemos notar que ele deixou boa parte de lado seus outros empreendimentos. Focado em algo que parece nunca sair do papel, parcialmente distante da nossa realidade, e muito distante de realidades de povos e países mais pobres, ele se comprometeu em resolver um único problema que importa, o metaverso. Ou pelo menos deu mais importância para ele nestes últimos anos. Talvez ele será lembrado com ênfase pelas nossas futuras gerações.
Porém muitas pessoas, um parcial pequeno aderiu o estoicismo como filosofia de vida e vivem uma vida melhor, longe de pensamentos que nos corroem, se excluíram da vida “editada” das redes sociais. Um exemplo que veio a minha mente, foi um tik toker que vende aboboras e tem um estilo de vida menos preocupado. Seu conteúdo é simples, geralmente ele posta vídeos motivacionais de forma humorada em como não devemos nos preocupar em levar um pé na bunda ou o quanto somos “fodas” por sermos quem somos, por decidirmos quem somos... Saber escolher problemas que realmente importam e que se pode viver uma vida feliz e alegre vendendo aboboras. As vezes ele posta vídeos apenas andando de skate sentado com um sorriso enorme no rosto.
Com certeza duas personalidades totalmente distintas pelo dinheiro. Mark um bilionário e um simples vendedor de aboboras, ambos sabem viver a vida. Ou melhor, como não deixar os problemas e ansiedade esgotarem os dias restantes da nossa vida. Ambos se encontram em plenitude e não maior ou melhor. A distância entre o dinheiro não tem significado nenhum.
Um é um bilionário, tem mordomias, luxo e menos problemas superficiais. Porém mais trabalho, mais deveres, mais compromisso, menos privacidade. Já o outro tem problemas mais simples. Exemplo: “estou sem dinheiro para a gasolina”, ou “este final de semana eu não posso sair para me divertir, estou sem grana”. Porém o real sentido do estoicismo é não se preocupar com problemas que estão fora do nosso alcance e sim solucionar os problemas que estão no nosso alcance e que merecem minha devida atenção.